fbpx
JornalCana

Pesquisador da Esalq debaterá os desafios da absorção de nutrientes nas plantas no 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica

O evento acontecerá no Pecege, em Piracicaba, nos dias 8 e 9 de novembro

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Esalq, Tiago Tezotto, será um dos palestrantes do 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica da Abisolo, que acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro, no Pecege, em Piracicaba – SP.

Realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), o evento tem como objetivo discutir as tendências e inovações do setor de fertilizantes orgânicos, organominerais e condicionadores de solo, que são produzidos a partir de resíduos orgânicos e minerais.

A apresentação de Tezotto acontecerá no dia 08 de novembro, quarta-feira, tratando da temática “Disponibilidade versus demanda: desafios para sincronizar a absorção de nutrientes pelas plantas com foco na eficiência do uso destes”.

Ele vai explicar como o fornecimento dos fertilizantes organominerais pode atender à demanda nutricional das plantas nos picos de absorção, que variam de acordo com as condições de cultivo. A palestra vai compor o segundo painel, que terá o tema “A Nova Fronteira da Produtividade”.

LEIA MAIS > MasterCana Award e MasterCana Brasil celebram a integração tecnológica

De acordo com Tezotto, os fertilizantes organominerais aumentam aumentam o aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, reduzindo as perdas por lixiviação, volatilização ou fixação no solo. Isso contribui para maior produtividade e sustentabilidade ambiental.

Promovido pela Abisolo, o 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica é um evento que reúne especialistas, pesquisadores, empresários e representantes do poder público para discutir as tendências, as inovações e as boas práticas do setor de fertilizantes de matriz orgânica. “O Fórum é um marco no setor de fertilizantes e na agricultura sustentável. Esses fertilizantes desempenham um papel crucial na redução do impacto ambiental e da qualidade dos alimentos que chegam às nossas mesas”, conclui o presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo, Clorialdo Roberto Levrero.

Evento contará com cinco painéis temáticos

A programação do I Fórum Abisolo de Fertilizantes de Matriz Orgânica está dividida em cinco painéis. No dia 08 de novembro, primeiro dia do evento, o painel de abertura será dedicado à conjuntura dos resíduos sólidos urbanos e às políticas públicas, considerando o aproveitamento desses materiais na fabricação de fertilizantes e a apresentação do Marco Legal para Produção de Fertilizantes de Matriz Orgânica e de Condicionadores de Solo.

LEIA MAIS > Usina consegue no STJ direito ao crédito de ICMS em produtos comprados para plantio da cana

Em seguida, no período da tarde, o segundo painel vai tratar da nova fronteira da produtividade. As palestras nesse painel vão apresentar resultados de pesquisas científicas, que demonstram a importância da adoção de estratégias para a construção ou recuperação da fertilidade dos solos, visando ganhos de eficiência nutricional e de melhoria da qualidade e da produtividade.

No dia 09, a programação da manhã será retomada com o terceiro painel, dedicado a demonstrar os benefícios econômicos obtidos a partir da utilização de Fertilizantes de Matriz Orgânica.

No quarto painel do evento vai tratar dos aspectos do Plano Nacional de Fertilizantes relacionados às cadeias emergentes de insumos. O quinto painel encerrará o evento da Abisolo, colocando em pauta o potencial de mercado dos Fertilizantes de Matriz Orgânica.

Para acompanhar a agenda do I Fórum Abisolo de Fertilizantes de Matriz Orgânica, conhecer outros palestrantes e efetuar inscrições, basta acessar o site do evento:  https://matrizorganica.abisolo.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram