Mercado

Pesquisa revela sustentabilidade do etanol

img2803

A emissão dos fertilizantes usados em canaviais está abaixo do previsto pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), fortalecendo a argumentação favorável à sustentabilidade do etanol. É o que revela uma pesquisa inédita sobrea emissão de N2O em canaviais,publicada na Global Change Biology Bioenergy.

A pesquisa é apoiada pela Fapesp e integra o Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e foi coordenada por Janaína Braga do Carmo, do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlo (UFSCar), em Sorocaba (SP).

O trabalho contou ainda participação de pesquisadores da Universidade de Maryland, do Instituto Agronômico (IAC), do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), da Embrapa Meio Ambiente, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, da Agência Paulista de Tecnologia (APTA) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Segundo o estudo,o fator de emissão na produção canavieira brasileira só é elevado quando o fertilizante é aplicado em conjunto com a vinhaça.

Banner Revistas Mobile