JornalCana

Pesquisa mostra boas perspectivas para a economia brasileira em 2003

As perspectivas econômicas são favoráveis para 2003, segundo pesquisa da LCA Consultores, divulgada na hoje na sede do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). Segundo o professor da Unicamp, Luciano Coutinho, coordenador da pesquisa, a queda na cotação do dólar nos últimos dias reflete a retomada de confiança dos investidores externos no Brasil e no novo governo. “O Brasil saiu da lista dos países problemáticos”, afirmou Coutinho.

A pesquisa estima que a cotação do dólar fique em torno de R$ 3,35, o que deverá fazer a inflação fechar o ano entre 9% e 10%. O economista destacou que, no segundo semestre, a inflação deverá se manter entre 5% e 6%.

Para Coutinho, as exportações devem puxar o crescimento modesto previsto em 1,9%, para o Brasil em 2003. De acordo com o economista, o setor agrícola continuará sendo o destaque das exportações brasileiras, uma vez que está prevista uma safra recorde de grãos. Para ele, açúcar, álcool, carnes, laranja e fumo terão bom desempenho. O economista destacou também os setores de siderurgia, de calçados e têxtil como relevantes para as exportações. Na opinião de Coutinho, o novo governo deveria criar uma política de incentivo ao setor automobilístico visando o mercado internacional. (Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram