JornalCana

Pesquisa desenvolve cana que se defende do ataque da broca

Uma cana-de-açúcar, geneticamente modificada, que se defende da broca somente quando atacada é resultado de estudo realizado no Laboratório de Biologia Molecular de Plantas, do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba, SP. A planta libera – conforme a pesquisa – uma proteína com propriedade inseticida quando percebe a ação do inseto que causa um prejuízo anual de aproximadamente US$ 500 milhões aos produtores agrícolas.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Esalq, após oito anos de estudo, os pesquisadores descobriram o promotor – seqüência de DNA que ativa o gene, reagindo no momento em que há necessidade – que controla o procedimento de defesa do gene, vindo a ser batizado de sugarina. “O promotor da sugarina tem um grande potencial biotecnológico, onde a planta que não é atacada pelo inseto se mantém como uma planta convencional, que não passou por nenhuma modificação genética”, observa o professor Márcio de Castro Silva Filho, coordenador da equipe de pesquisadores desse projeto.

De acordo com ele, a pesquisa está avaliando como a planta, geneticamente modificada, interpreta o ataque de um inseto de um outro tipo de agressão. Essa pesquisa faz parte do projeto “Genoma Sucest-Fun, identificando os genes de interesse biotecnológico”, coordenado pela professora Gláucia Souza, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), que já identificou também genes associados ao acúmulo de sacarose, bactérias endofíticas, estresse hídrico e deficiência de fosfato.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram