JornalCana

Pesquisa avalia relação entre agricultura e mudanças climáticas

Para avaliar o impacto que cada região do Brasil sofrerá com o aquecimento global previsto pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), a Embrapa Informática Agropecuária – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com sede em Campinas, SP -, em parceria com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está desenvolvendo pesquisas nessa área, que levam em consideração a relação entre a agricultura brasileira e as alterações climáticas.

O projeto pretende estudar especialmente a cana-de-açúcar, que desempenha papel essencial para minimizar a emissão de gás carbônico na atmosfera, conforme informações da assessoria de comunicação da Embrapa Informática Agropecuária. Em pesquisa anterior, houve a avaliação dos impactos nas mudanças do clima nas culturas da soja, milho, arroz, feijão e café. O trabalho constatou, por meio de simulações feitas com técnicas de geoprocessamento e modelagem climática, a possibilidade de redução de áreas com aptidão para a soja e o café, entre outras conseqüências, no caso da elevação da temperatura média do planeta entre 1 e 5,8ºC.

Segundo o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Fábio Marin, o estudo sobre o impacto do aquecimento global é complexo e por isso deve ter continuidade. Na opinião dele, o País possui todas as ferramentas necessárias para enfrentar o atual cenário climático, desde que haja recursos para a pesquisa. “O Brasil é exemplo no uso do álcool, uma vez que já utiliza cerca de 40% desse combustível. Temos essa tecnologia para mostrar para o mundo e exportá-la”, observou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram