JornalCana

Pesquisa aponta etanol como melhor combustível

A partir de pesquisas que fez e de outros trabalhos publicados, o professor Sergio Machado Corrêa, do Departamento de Química Ambiental da Uerj, não tem dúvidas: o etanol (álcool) é o combustível menos poluente. Relatório do inventário nacional de emissões atmosféricas de 2011, feito pelo Ministério do Meio Ambiente, mostra que, na média, veículos automotores movidos à gasolina comum produzem menos monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (NOx) do que os que usam etanol hidratado. Em hidrocarbonetos (NMHC) e aldeídos (RCHO), a vantagem é da gasolina.

– O CO e o NOx são mais tóxicos dos que os outros dois gases. Além disso, o etanol é renovável. Para obtê-lo, é preciso plantar cana de açúcar, que retira gás carbônico da atmosfera. É um ciclo fechado. O álcool é menos poluente até que o gás natural veicular, sendo que a qualidade do kit melhorou desde que foi implantado no fim dos anos 1990. O álcool polui tanto quanto o gás, só que este é fóssil. O veículo movido a etanol deveria estar sendo analisado mais seriamente e incentivado. Mas, para isso, é preciso discutir a relação do preço do etanol frente ao da gasolina, em função do uso da cana para a fabricação do açúcar – diz o professor.

Já o carro flex, afirma ele, tem desvantagens:

– O carro flex gasta 15% a mais de combustível que veículos movidos só a gasolina ou a álcool. Isso ocorre em função das diferentes taxas de compressão dos motores a álcool e à gasolina. O carro flex funciona em um valor médio, que não é tão eficiente para queimar o etanol, a gasolina ou a mistura de ambos.

Entre os combustíveis, os maiores poluidores são a gasolina e o diesel:

– Eles emitem os mesmos gases, mas o diesel é mais nocivo, pois é usado por veículos pesados: ônibus e caminhões. Eles também percorrem grandes distâncias e acabam poluindo mais. Seis por cento da frota brasileira são movidos a diesel e consomem 42% dos combustíveis.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram