Usinas

Perspectiva para o setor de açúcar e etanol latino-americano para 2023 é neutra

Fitch Ratings acredita que as condições de crédito se manterão favoráveis para os emissores com boa classificação

Perspectiva para o setor de açúcar e etanol latino-americano para 2023 é neutra

A perspectiva para o setor de açúcar e etanol da América Latina em 2023 é neutra, divulgou a Fitch Ratings nesta quinta-feira (22).

“Os preços internacionais do açúcar devem permanecer elevados e ficar, em média, em US$ 17,5 centavos por libra peso no próximo ano, o que representa uma leve redução frente à média estimada de US$ 18,5 centavos por libra peso em 2022”, afirma a agência de classificação de risco de crédito.

“Em 2023, os produtores brasileiros devem continuar se beneficiando de preços elevados do açúcar em reais, devido às restrições já fixadas, e de tendências positivas para os preços do etanol no mercado doméstico, em virtude de sua forte atração com os preços do petróleo”, afirma Flavio Fujihira, diretor na área de Finanças Corporativas.

LEIA MAIS > MME publica Portaria que aprimora a regulamentação dos CBios

A Fitch acredita que as condições de crédito se manterão válidas para os emissores com boa classificação, apesar das maiores despesas financeiras, uma vez que as taxas de juros no mercado brasileiro continuaram elevadas. O acesso limitado a financiamentos, porém, permanecerá um desafio para os emissores em dificuldades financeiras, diante de um cenário de volatilidade de preços.

Segundo a agência, as afirmações devem dominar as ações de rating do setor em 2023. “A perspectiva é estável para 100% das empresas classificadas pela Fitch e se apoia na forte geração de caixa esperada e na alavancagem relativamente estável, apesar dos maiores investimentos nos canaviais”, concluiu.