JornalCana

Pernambuco // Produção cresce na indústria

A produção industrial pernambucana fechou o ano em alta. Cresceu 2,5% em dezembro, em comparação com o mês anterior. Foi a segunda taxa positiva consecutiva, com ganhos acumulados de 3,7%. No confronto com iguais períodos de 2006, os indicadores continuam positivos: 5,7% no indicador mensal, 3,5% no quarto trimestre e 4,6% no acumulado no ano. O setor de indústria química puxou a alta em dezembro, por conta do aumento na fabricação de borracha, tintas e vernizes para construção. Outras contribuições importantes vieram dos segmentos de refino de petróleo e produção de álcool, alimentos e bebidas. Já os setores de metalurgia básica, celulose e papel fecharam o ano em baixa. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No indicador acumulado no ano, a indústria de Pernambuco cresceu 4,6%, ritmo superior ao observado em 2006 (2,8%). Sete das onze atividades apontaram taxas positivas, tendo como influência mais significativa sobre a média global, também, o desempenho de produtos químicos. Em sentido contrário, a principal contribuição negativa veio de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-3,3%).

A indústria brasileira também apresentou bom desempenho no ano passado, resultado espalhado por todas as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE, o que não ocorria desde 2004. Locais com destaque na produção de bens de capital e automóveis, como São Paulo e Minas Gerais, lideraram o crescimento. A indústria paulista cresceu 6,2%, o melhor resultado em três anos. Responsável por 40% da produção nacional, São Paulo representou o principal impacto positivo para a expansão de 6% do setor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram