Mercado

Pernambuco amplia rendimento industrial na safra 2003/04

Com 73% da moagem de cana prevista para a safra 2003/04 concluída, o Estado de Pernambuco registra um crescimento em sua produção de açúcar e álcool quando em comparação com a safra anterior. De acordo com os dados do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), a produção de açúcar era 7,93% superior ao mesmo período da safra 2002/03 enquanto o volume de álcool registrava um incremento da ordem de 12,77%. O volume de cana esmagada também cresceu 3%.

A produção de açúcar das 27 usinas pernambucanas alcançou, em dezembro, 1.034 milhão de toneladas. No mesmo período da moagem 2002/03 este volume era de 958 mil toneladas. Cerca de 63% da produção de açúcar desta safra teve como destino o mercado internacional. A produção de álcool chegou a 230 mil metros cúbicos contra 204 mil metros cúbicos do mesmo período da safra anterior.

O volume de cana moída foi de cerca de 11,3 milhões de toneladas. A previsão de moagem para esta safra é de aproximadamente 16 milhões de toneladas de cana. “Este ano o rendimento industrial está bastante positivo. Estamos fazendo a extração de acordo com o ponto de utilização industrial (PUI). O rendimento atual é de 104 quilos por tonelada de cana. Na safra anterior este rendimento era de apenas 99 quilos”, diz o presidente do Sindaçúcar/PE, Renato Cunha.

Apesar do bom desempenho em termos físicos e de produção, os rendimentos do setor estão em queda. “Os preços praticados no Nordeste chegam a ser 29% menores que os praticados na safra passada. Houve uma inflexão no consumo e uma oferta maior do produto, tanto no mercado interno como externo. Mas acredito que o setor vá se recuperar ao longo deste primeiro trimestre. Estamos nos aproximando do período em que haverá duas entressafras simultâneas, no Nordeste e no Centro-Sul, além do fato do consumo crescer ao longo do verão. Este é um dado histórico na Região Nordeste”, observa. A estimativa do Sindaçúcar é de que o crescimento neste trimestre se situe entre 2% e 3%.

Banner Revistas Mobile