JornalCana

Pequenos produtores montam usina de açúcar em Pindorama

Na contramão dos grandes propriedades de cana-de-açúcar em Alagoas, a Cooperativa de Colonização Agropecuária e Industrial Pindorama, localizada na zona da mata sul do Estado, vai investir R$ 12 milhões na compra de equipamentos de ponta para a construção da primeira usina de açúcar administrada por pequenos produtores no Estado. O projeto vai entrar em operação na safra em 2003/2004.

A partir deste ano os cooperados de Pindorama vão realizar o sonho de muitos alagoanos: virar usineiro. Afinal, ser usineiro em Alagoas, mais do que uma atividade econômica é sinal de prestígio, respeito e poder. Claro que os cooperados não terão, isoladamente, o mesmo poder de fogo. Mas pelo menos poderão dizer por aí que são donos de uma usina.

A usina será montada junto a destilaria Pindorama, em funcionamento desde a década de 80. Segundo o presidente da Cooperativa, Klécio dos Santos, a indústria deve produzir na safra 2002/03, que termina em fevereiro, em torno de 50 milhões de litros de álcool anidro e hidratado – a maior produçào dos últimos 20 anos – colocando Pindorama no mesmo patamar de competição das grandes usinas alagoanas.

A igualdade às usinas tradicionais, ressalta Klécio dos Santos, se restringe apenas ao volume de produção. “Ao invés de poucas famílias para dividir o montante de recursos, serão 1.180 associados repartidos em 1.486 lotes de terra (em torno de 27 mil pessoas) a usufruir de um dos mais organizados projetos associativistas do país”, reforça. Quando ficar pronta, a usina terá capacidade de moer 3,8 mil toneladas de cana e a produção da destilaria será 330 mil litros de álcool/dia. (Gazeta de Alagoas)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram