JornalCana

PE registra aumento de loteamentos próximos à canaviais

img3348

Os novos polos industriais de Pernambuco, próximos a canaviais estão se tornando locais de habitação próximos ao litoral norte e sul. Os bairros e condomínios planejados, com ruas, saneamento, iluminação e água disponível têm sido a opção dos novos moradores da região canavieira. 

Segundo o vice-presidente da AFCP, Paulo Guedes, a urbanização rural é um negócio em ampla expansão. “Mais de 90% das propriedades rurais com potencialidade para este fim, estão disponíveis”, conta. 

Ele acrescenta que o percentual ainda pode ficar maior, uma vez que com a crescente chegada de novos empreendimentos no estado, novas áreas serão demandadas para atender a necessidade habitacional dos trabalhadores das novas indústrias. “A procura é sempre muito grande por essas terras”, destaca.

O negócio é lucrativo também para o produtor de cana, porque com a industrialização de certas regiões no estado, o hectare da terra está muito valorizado. “A comercialização auxilia o fornecedor para investir na renovação e trato do canavial, pois com a venda parcial da propriedade, há mais recurso para o investimento. Além da comercialização parcial das terras, existem outras modalidades de negócio. O produtor pode optar pela parceria com empresas especializadas do setor, ou ele mesmo urbanizar áreas de suas propriedades e comercializá-las”, diz Guedes.

A urbanização rural auxilia também na redução dos problemas nos grandes centros urbanos, em especial a mobilidade. “Ela auxilia no deslocamento da concentração de população que, certamente, ficaria alojada no Recife ou RMR”, diz Guedes. 

Os condomínios e bairros planejados próximos aos novos empreendimentos reduzem certamente o problema em questão, além de outros oriundos da grande densidade populacional.

Diante deste cenário, a urbanização rural também será destaque na 1º Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana). Estantes de negócios para a comercialização de propriedades estarão funcionando nos dias 17, 18 e 19, das 8h às 17h, na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram