JornalCana

PB tem mais de 45 mil ha mapeados

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), no intuito de auxiliar seus associados, realiza desde 2005 o mapeamento dos imóveis rurais de seus associados. Até o momento foram mais de 45 mil ha de terra mapeados no estado. A área total plantada estimada pela entidade, voltada apenas ao cultivo de cana-de-açúcar na Paraíba, é de pelo menos 120 mil ha.

A entidade realiza esse trabalho porque as plantas planialtimétricas e os mapas de uso do solo no planejamento do agronegócio são muito importantes para o planejamento e tomada de decisões: como a compra de insumos, cálculo de previsões de safra e a demarcação de áreas de Reserva Legal, por exemplo, o produtor deve ter conhecimento integral de sua área.

De acordo com o Tecnólogo em Geoprocessamento da Asplan, Thybério Luna, a Asplan está fazendo um mapeamento de todas as propriedades rurais dos associados, que muitas vezes não têm apenas cana, mas também cria gado, cultiva macaxeira, abacaxi, e precisa de um estudo mais completo de sua terra.

Para Thybério, se a Asplan tivesse optado por realizar a medição apenas das áreas voltadas ao cultivo da cana dos associados à entidade, que somam 42 mil ha, todo o mapeamento já teria sido finalizado. “Se medíssemos apenas as áreas de cana, já teríamos concluído toda a área plantada pelos fornecedores. Entretanto, achamos por bem realizar o levantamento completo dos imóveis”, disse o tecnólogo, lembrando que 80% dos mapeamentos foram realizados exclusivamente pela entidade e 20% através da cooperação de outros técnicos da área.

Segundo o tecnólogo, dependendo das necessidades do associado, além dos levantamentos topográficos, a entidade também está preparada para oferecer serviços de Modelagem Numérica de Terreno (MNT), processamento digital de imagens, álgebra de mapas e geoestatística. “Temos todas as condições de realizar esse trabalho. Só não temos ainda condições de atender à Lei 10.267, que trata do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, pela estrutura material, humana e logística que ela necessita”, explica o tecnólogo, frisando que mesmo assim não descarta a possibilidade para o futuro, visto que a Asplan já conta com um profissional credenciado junto ao INCRA.

Para solicitar o serviço de levantamento topográfico, o produtor deve procurar a sede da Asplan ou ligar para o número (83) 3241-6424.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram