JornalCana

PB pode ganhar misturadora de fertilizantes; medida beneficiará setor

Mais de R$ 60 milhões com a compra de fertilizantes é o volume que a Paraíba deixa de comercializar, por ano, somente no setor canavieiro. Segundo a Asplan da PB, os impostos recolhidos a partir desta venda ficam em outros estados do Nordeste, a exemplo de PE, AL e SE, porque ainda não existe na Paraíba uma empresa importadora (ou misturadora) de fertilizantes. Dados da Asplan mostram que na Paraíba a cana é plantada em 120 mil hectares, os quais consomem em torno de 70 mil toneladas de fertilizantes por ano.

Os produtores locais também compram insumos com valores 12% maiores em estados vizinhos. Mas graças aos esforços do Governo do Estado e de parceiros da iniciativa privada, a exemplo da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), essa realidade poderá mudar. Na manhã da última quinta-feira (15) um passo importante rumo a instalação de uma empresa misturado na Paraíba foi dado, durante uma reunião com representantes da empresa Heringer, em sua filial Nordeste, na cidade de Aracaju (SE).

Participaram da reunião o secretário executivo da Agricultura, Rômulo Montenegro e o vice-presidente da Asplan, Pedro Jorge. Ambos saíram muito otimistas do encontro que contou ainda com a participação do gerente geral da empresa Heringer no NE, Gerson Almeida e do gerente de área do grupo, Cassius Santana. No próximo dia 22, haverá uma reunião definitiva na sede da Heringer, em Paulínea (SP), com os diretores da empresa.

De acordo com o secretário executivo de Agricultura da Paraíba, as chances de que a empresa monte uma misturadora no estado são muito boas. “Saí da reunião muito otimista, pois além da Paraíba dispor de uma posição geográfica muito privilegiada, os executivos da Heringer também ficaram impressionados com o projeto de planejamento estratégico que o atual governo está desenvolvendo no setor da agricultura, que envolve várias ações, a exemplo de manejo de cadeias produtivas, principalmente, da cana de açúcar, a revitalização de perímetros de irrigação, a abertura de 15 mil quilômetros de canais de vertentes, entre outras ações que irão alavancar muito o setor produtivo do Estado”, argumenta Rômulo Montenegro.

Para a Asplan, a instalação de uma empresa misturadora de fertilizantes na Paraíba vai contribuir para o desenvolvimento não apenas da cultura canavieira, mas do setor produtivo como um todo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram