JornalCana

Participação do gás na matriz energética deve chegar a 15% já em 2010

O gás natural deverá chegar em 2010 respondendo entre 12% e 15% da matriz energética do país e poderá ser o fato novo que possibilitará à Petrobras chegar ao final da década como a maior empresa de energia da América Latina. A informação foi dada pelo diretor de Petróleo e Gás da Petrobras, Ildo Sauer.

Para Sauer as descobertas das reservas de gás natural no país (490 bilhões de metros cúbicos somente na Bacia de Santos) foram o grande presente no aniversário dos 50 anos de fundação da companhia.

“Quase a metade deste gás que vai estar disponível pode ser direcionado para a co-geração, que produz eletricidade como subproduto da modernização da matriz energética. Essa é a novidade. É por isto que eu acho que poderemos chegar ao final da década com o gás respondendo entre 12% e 15% da matriz energética do país, contra os atuais 3% de participação”, afirmou Sauer.

O diretor de Petróleo e Gás da Petrobras defendeu a ampliação dos anos de abrangência do Plano Estratégico da empresa, hoje limitado de quatro a cinco anos.

Sobre as oportunidades de investimento, que poderão chegar a US$ 30 bilhões desde que se decida (governo e iniciativa privada) realmente pela massificação do gás, elas dependerão muito de vontade política e de parcerias com o setor privado.

“Os estudos de reestruturação do Plano Estratégico já foram iniciados e as linhas gerais são a consolidação das ações do gás natural dentro do país e consolidar e identificar as oportunidades que estão surgindo no cenário internacional que está mudando rapidamente”, informou Sauer.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram