JornalCana

Participação da Yara em fertilizantes no Brasil subirá de 9% para 25%

Com a aquisição do negócio de fertilizantes da Bunge no Brasil por R$ 750 milhões, a Yara International eleva sua participação de mercado no país de 9% para 25%, segundo o presidente da companhia no país Lair Hanzen. Ele detalha que a Yara movimentou no Brasil 2,7 milhões de toneladas de adubo e a Bunge, 4,8 milhões de toneladas no ano passado. “Se você somar esse volume e comparar com os números da Associação Nacional de Adubos, a participação é de 25%”, diz Hanzen. Ele informa ainda que o contrato de fornecimento de adubo firmado com a Bunge é para 1 milhão de toneladas para suprir as operações de troca da Bunge para as áreas de cultivo de cana de açúcar da empresa.

O vice-presidente da Yara International, Egil Hogna, afirmou que não acredita que a compra do negócio de fertilizantes da Bunge terá alguma restrição do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo ele, o mercado brasileiro é muito dinâmico, cresce a taxas de 3% a 4% ao ano, e demanda que as empresas cresçam no mínimo no mesmo ritmo para continuar acompanhando a expansão. O Brasil, segundo ele, precisa de 1 milhão de toneladas de fertilizantes a mais por ano para atender a demanda interna. “A cada cinco anos, é necessário mais uma Bunge fertilizantes para atender o consumo interno brasileiro de adubos”, afirma.

Além dessa aquisição, Hogna afirma que outros investimentos serão feitos para ampliar a participação no Brasil. Segundo ele, o foco de crescimento no país se deve ao fato de ter a maior área agricultável não explorada do mundo, além da maior reserva de água doce do planeta. Globalmente, a Yara faturou US$ 14,4 bilhões no ano passado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram