JornalCana

Parque Nacional das Emas será recuperado pela ETH e ICMBio

Nesta quinta-feira, dia 02/06, O Instituto Chico Mendes (ICMBio) e a ETH Bioenergia firmaram um Termo de Reciprocidade para a recuperação do Parque Nacional das Emas, localizado na região do Planalto Central, na divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. A ETH irá investir R$ 500 mil no parque que completa 50 anos em 2011, e está fechado desde agosto do ano passado por conta das queimadas que atingiram 93% da mata nativa e será reaberto para visitação em 5 de maio, Dia do Meio Ambiente.

O parque abrange uma área de cerca de 132 mil hectares, e é uma importante unidade de conservação do cerrado, garantindo a preservação de fauna, flora e nascentes de rios. Este investimento contempla um plano de contingência e combate aos incêndios, recuperação de trilhas, aquisição de veículo adaptado para visitação, entre outras iniciativas. Segundo a ETH, o processo de recuperação da vegetação do parque já é visível, já que a mata nativa do cerrado é natural de ambiente seco e suscetível às queimadas.

A ação comemora a Terceira Semana do Meio Ambiente da ETH – este ano com o tema “Preservação da Biodiversidade” – e faz parte do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, iniciativa realizada pela ETH nos municípios sob sua influência de atuação com o objetivo de conscientizar a população e fomentar projetos auto-sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida.

A ETH possui duas unidades produtoras de bioenergia na região: Unidade Morro Vermelho, localizada em Mineiros (GO), e a Unidade Costa Rica, em implantação no município de mesmo nome, no estado do Mato Grosso do Sul.

José Carlos Grubisich, presidente da ETH, explica que a empresa pretende contribuir com a melhoria das condições socioeconômicas e ambientais das regiões próximas às unidades produtivas, visando fortalecer a relação do Grupo com essas cidades. “Assim, contribuir com a reabertura do Parque Nacional das Emas é uma forma que encontramos, juntamente com as lideranças locais e com o ICMBio, de mostrar o compromisso que temos com a preservação da biodiversidade”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram