JornalCana

Parque eólico potiguar terá recursos do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que vai apoiar, com a liberação de R$ 136 milhões, a implantação do parque gerador de energia eólica (dos ventos), em Rio do Fogo, no Rio Grande do Norte. O projeto é da empresa Energias Renováveis do Brasil (Enerbrasil), do grupo espanhol Iberdrola.

O parque terá capacidade instalada para geração de 49,3 megawatts (MW) de energia, utilizando 62 turbinas aerogeradoras de 800 kilowatts (KW) de potência, cada uma. A energia produzida usará a rede de distribuição da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), também controlada pela Iberdrola.

O financiamento será concedido pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) e corresponde a 65% do investimento total do projeto, que atinge R$ 209 milhões. Segundo o BNDES, já foram licenciados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 145 empreendimentos de energia eólica, com o total de 6,646 mil MW de potência.

Ainda de acordo com o bando de fomento existem atualmente no país apenas 28,6 MW instalados de energia eólica, em 11 projetos que funcionam em áreas isoladas, sem acesso ao sistema interligado nacional. Já estão contratados 1,4 mil MW para entrada em operação até dezembro de 2007.

O grupo Iberdrola está presente no Brasil desde 1997 e controla também as concessionárias de energia elétrica da Bahia (Coelba) e de Pernambuco (Celpe).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram