JornalCana

Parcerias de usina e poder público vão beneficiar alunos em Perobal

img2223

Cerca de 70 alunos do 5º ano de duas escolas municipais de Perobal começam em 2012, a receber orientações de um instrutor do Programa Proerd, após uma parceria envolvendo o poder público e a iniciativa privada.

O Proerd é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar em parceria com a secretaria de Educação de Perobal, com o apoio e incentivo da Sabarálcool. Ele é aplicado nas escolas da rede de ensino público, através do esforço cooperativo entre os envolvidos.

O Proerd também oferece um curso especifico a família, desenvolvido em encontros com o objetivo de capacitar os pais a ajudar os seus filhos a fazer escolhas positivas. Todo o trabalho é desenvolvido por um Policial Militar instruído, selecionado diante de sua conduta ética e profissional. “O programa será aplicado através de uma cartilha com encontros semanais onde o aluno terá 10 lições para serem desenvolvidas em sala de aula durante três meses”, explica o Policial Militar do Batalhão de Patrulha Escolar e instrutor do PROERD, Leandro Cardoso Remde.

Segundo ele, por conta da região ter um alto índice de tráfico de drogas, o programa vai afastar as crianças de qualquer contato com as drogas licitas e ilícitas. “A idéia é formar uma nova geração longe dos entorpecentes”.

Para a secretária municipal de Educação de Perobal, Vera Lúcia Vieira Miranda, o programa vai ensinar regras aos alunos do município. “Desde pequenos eles tem de saber respeitar as regras, as pessoas, enfim, eles têm de ter limites, pois depois de grandes se torna complicado exigir um comportamento mais adequado. Para a Educação do município é de grande interesse e importância a implantação do Proerd, pois eles irão aprender e ter uma visão diferenciada que servirá para o resto da vida. Nós adultos sabemos que os militares são os nossos seguranças e as crianças vão passar a ter essa noção. O Proerd vai ensinar as crianças a distinguir quem são os nossos amigos e em quem podemos confiar”.

Vera conta que o município estava planejando fazer adesão . “Após a parceria com a unidade filial da Sabarálcool, conseguimos implantar o Programa em nosso município. Estamos felizes com a parceria e esperamos colher excelentes frutos. Estamos batalhando junto às escolas para dar tudo certo. Os documentos já foram assinados, acreditamos que será muito bom ter o Proerd em nosso município, pois é um trabalho diferenciado que visa afastar as crianças de tudo que é ruim”, afirma.

O prefeito de Perobal, Almir de Almeida (PMDB), acredita que o programa vai beneficiar todos os moradores do município. “Vamos trabalhar com a prevenção nas escolas evitando que os alunos tenham qualquer contato com as drogas. Todos serão beneficiados, os alunos, a comunidade, a empresa e a escola. Temos de preparar essas crianças para o futuro. Esses alunos serão exemplo para os adultos, pois acredito que as instruções e o conhecimento que serão transmitidos pelo programa servirão de base para todas as ações deles”, argumenta.

Segundo ele, a parceria com a Sabarálcool vai ajudar a criar bons profissionais. “A nossa visão é de preparar a juventude do município para um futuro melhor. Toda a sociedade será beneficiada com esse programa, resultado da parceria com a Sabarálcool”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram