JornalCana

Parceria entre Usina Monte Alegre, Cetene e Asplan permite implantação de estufa móvel na PB

Uma estufa móvel para armazenamento e refrigeração de mudas de cana de meristema pode ser implantada através de uma parceria entre a Usina Monte Alegre, o Centro Tecnológico do Nordeste (CETENE) e a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN).

O engenheiro agrônomo da ASPLAN, Vamberto Freitas, explica que o produtor rural paraibano será beneficiado com a instalação da estufa. “Por ser desenvolvida em laboratório, este tipo de muda é mais saudável e tem mais vigor. Devido ao tratamento térmico que essas plantas sofrem toda a sorte de bactérias e doenças que possam prejudicam a cana são eliminadas. Com uma muda mais saudável o produtor tem maiores chances de desenvolver uma safra com maior produtividade”, diz o agrônomo, que é um dos responsáveis pelo projeto de instalação da estufa, juntamente com João Pereira Filho, que é gerente agrícola da Usina Monte Alegre.

De acordo com o presidente da ASPLAN, Raimundo Nonato a estufa irá distribuir mudas de cana de alta qualidade beneficiando o produtor paraibano que terá melhoras significativas em sua produtividade.

Funcionamento

O convênio entre as entidades funcionará com cada uma das partes sendo encarregada de uma função específica. “Acordamos que a CETENE produzirá as mudas desenvolvidas em laboratório, enviará para a Estação de Camaratuba, administrada pela ASPLAN, que irá ficar responsável pelo abrigo das mudas. Por fim, a Usina Monte Alegre irá disponibilizar terreno para que as mudas sejam plantadas em um viveiro primário”, explicou Raimundo Nonato.

O líder explica que a muda livre de doenças e mais pura, permite que diminua grande parte dos prejuízos dos produtores da Paraíba , restando ao produtor o investimento em outras áreas como modernização tecnológica e irrigação, por exemplo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram