JornalCana

Parceria com Exército vai iincentivar agricultura no AM

Um convênio de cooperação técnico-financeira firmado entre o Exército Brasileiro e a Secretaria da Produção Rural do Amazonas vai promover, a partir deste mês, o desenvolvimento produtivo de regiões isoladas no estado onde atuam os Pelotões Especiais de Fronteira. A assinatura do documento foi feita nesta quinta-feira (14), em Manaus. De imediato, serão imediatamente beneficiadas 100 famílias, de 12 comunidades amazonenses que vivem nas áreas de fronteira do Brasil.

Com a parceria, o Amazonas poderá implementar em seu território o projeto Sargento Agrário, que prevê a participação de um técnico agrícola nos pelotões, com a função de prestar assistência técnica às comunidades no sentido de promover e estimular a agricultura familiar. A produção será voltada para o abastecimento da comunidade e das tropas do Exército e o trabalho também incluirá ações educativas, apoio material e logístico.

Segundo o secretário da Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, outra expectativa é que o Exército ajude as comunidades na piscicultura e na criação de pequenos animais. As dificuldades de trânsito encontradas pelos amazonenses nessas áreas de fronteira devem ser amenizadas com a ajuda dos militares.

“O primeiro princípio do projeto é a produção de alimentos nessas comunidades. Para o Exército, isso tem uma função estratégica porque a produção feita nessas áreas também vai abastecer as tropas com gêneros alimentícios. Por outro lado, essas comunidades receberão incentivos para se tornarem auto-suficientes na agricultura local”, explicou.

Para Bezerra, o projeto Sargento Agrário tem caráter estratégico para a região, considerando-se o isolamento dessas comunidades e as particularidades geográficas do Amazonas, que distanciam e dificultam o trânsito das pessoas até as principais cidades do estado.

“O Sargento Agrário é um projeto de cunho social profundo porque essas famílias que vivem em áreas isoladas vão passar a produzir mais alimentos não apenas para as tropas, mas também para si próprias, sem a dependência da capital Manaus. O papel fundamental do Sargento Agrário é exatamente prestar assistência técnica às comunidades em torno dos pelotões”, acrescentou o secretário.

O convênio de cooperação técnico-financeira entre Exército e governo do Amazonas tem ainda como um de seus objetivos identificar o perfil produtivo das comunidades e realizar ações de planejamento. Unidades de multiplicação de abacaxi, banana, mandioca e cana de açúcar também serão implantadas a partir dessa parceria.

Agência Brasil

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram