JornalCana

Parceria com Califórnia para desenvolver biocombustível

O Paraná pode se tornar parceiro do estado da Califórnia no desenvolvimento de tecnologias para produção de biocombustível. Esse foi o foco da vinda de uma comitiva de senadores norte-americanos que, ontem, visitou a planta de produção de biodiesel do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), recententemente inaugurada, na Cidade Industrial de Curitiba. A tecnologia aplicada na unidade e a possibilidade de aproveitar vários tipos de oleaginosa como matéria-prima chamaram a atenção dos visitantes. Hoje, o grupo se reúne com o governador Roberto Requião (PMDB).

‘O biodiesel é uma tendência mundial e, em Curitiba, o seu uso, principalmente, no transporte público já está muito desenvolvido’, afirmou a presidente do Comitê de Energia, Serviços Públicos e Comunicação do Senado da Califórnia, Christine Kehoe, que preside, também, o Time Estratégico da Parceria Califórnia-Brasil.

Christine disse que, até então, não existe nenhum acordo oficial firmado entre o Paraná e a Califórnia, mas há grande interesse em uma parceria, especialmente, para o intercâmbio tecnológico na área de fontes renováveis de energia. A senadora afirmou, ainda, que esse foi um primeiro contato com o governo do Paraná, mas a intenção é estreitar esse relacionamento, seja por meio de parcerias entre universidades ou de órgãos governamentais.

Os parlamentares conheceram, também, os programas ambientais do governo paranaense. Um dos programas que mais chamou a atenção da comitiva foi o Desperdício Zero, cujo objetivo é reduzir em 30% do volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários e dar o fim dos lixões. Um dos braços do programa -que é o de buscar a participação dos fabricantes na destinação dos resíduos- deverá servir de exemplo na Califórnia.

Christine aposta em parcerias com o Paraná para troca de experiências em projetos de desenvolvimento sustentável. Antes de Curitiba, a comitiva passou por Foz do Iguaçu, no final de semana, onde visitou a Usina Binacional de Itaipu.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram