JornalCana

Paranaguá será prioridade para escoar soja importada pela China

O Porto de Paranaguá (PR) será o principal canal de escoamento da soja brasileira importada pela China. A informação foi dada ontem pelo superintendente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Eduardo Requião, depois de se reunir com empresários chineses.

“Questões como garantia de volume e de soja natural foram decisivas na negociação”, disse o superintendente. “O governo do Paraná garante que a soja que chegar a China terá qualidade, procedência e peso garantidos. E mais: não será transgênica, o que elevará a cotação do preço no mercado chinês”, acrescentou ele.

Em contato telefônico mantido durante a reunião, o governador do Paraná, Roberto Requião, confirmou aos chineses a posição do governo do Estado de manter o Paraná livre de soja geneticamente modificada e o interesse em negociar diretamente com os empresários chineses.

Segundo a comitiva de empresários, na China a soja transgênica não é utilizada para consumo humano direto, enquanto que a tradicional, além de ser utilizada pela indústria alimentícia, ainda é comercializada a um preço até 20% maior que a geneticamente modificada.

As informações foram dadas por Chao En Hung, representante dos empresários chineses presentes em Paranaguá e que integram a maior holding da China, responsável por 70% da produção de soja do país.

A China produz atualmente 17 milhões de toneladas de soja, volume ainda insuficiente para o consumo interno. Por isso, só no ano passado o país importou mais de 20 milhões de toneladas de soja em grãos. Deste total, cerca de sete milhões vieram do Brasil, praticamente o mesmo volume exportado pelo Porto de Paranaguá em 2003. (Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram