JornalCana

Paranaguá é o único do Brasil a ter levantamento feito pela Marinha

O Porto de Paranaguá (Paraná) será o primeiro do Brasil a contar com levantamento da sua Carta Náutica, realizado pela Marinha do Brasil. O documento foi desenvolvido com a utilização de equipamento especial que realiza a chamada batimetria tridimensional, composta por três feixes variáveis que lêem (tipo sonar) o fundo do mar e suas particularidades. As cópias da sondagem serão entregues ao governador Roberto Requião e repassadas ao superintendente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Eduardo Requião.

O documento demonstra o perfil das principais áreas de interesse do Porto, como os Canais da Galheta, de Antonina e de Aproximação de Paranaguá e a área de fundeio. “O equipamento utilizado no levantamento é o único do Hemisfério Sul e nos oferece importantes informações sobre a Carta Náutica 1824, frutos de um trabalho balizado pela Marinha, através do Navio Hidrográfico ‘Taurus’, que esteve em Paranaguá há poucas semanas”, disse o chefe da Assessoria de Assuntos do Mar (Assumar) da APPA, o Capitão de Mar-e-Guerra da Reserva Remunerada da Marinha, José Gryzinski Filho.

Os Portos do Paraná vão encerrar este ano com um novo recorde na movimentação de mercadorias. Boa parte deste volume é resultado das condições positivas de navegabilidade existente na Baía de Paranaguá, que proporcionam segurança e velocidade nas operações. “A qualificação e o perfil profissional do Capitão Gryzinski fez com que eu considerasse indispensável a sua presença nesta administração, como membro deste processo de construção do Novo Porto de Paranaguá, um porto com maior produtividade e espaço para desenvolver sua potencialidade, através de projetos como o Cais Oeste. Um membro da Marinha fazendo parte da Autarquia só poderá incrementar o processo de desenvolvimento portuário”, disse o Superintendente da APPA, Eduardo Requião.

Para Gryzinski, a partir do próximo ano o desafio a ser enfrentado pela Assessoria será o de tornar a Baía de Paranaguá um ambiente seguro e adequado à movimentação portuária. “A área do Porto Organizado deve atender com segurança esse grande movimento, fruto de recordes, e as exigências das legislações ambientais”, disse o Chefe da Assumar.

Criada para servir de elo entre a superintendência da APPA e os assuntos ligados exclusivamente à navegação e ao meio ambiente, a Assumar tem a função de fiscalizar as operações portuárias, zelando para que os serviços se realizem com respeito ao meio ambiente. Neste caso, cabe a Assessoria elaborar, implementar, coordenar e fiscalizar a política e diretrizes para o desenvolvimento permanente da qualidade ambiental nas operações portuárias e áreas de abrangência dos Portos de Paranaguá e Antonina; o controle ambiental das atividades e empreendimentos portuários por meio de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos gerados nas áreas organizadas dos terminais paranaenses e, por fim, os procedimentos de Licenciamento Ambiental das atividades portuárias, junto aos órgãos ambientais competentes. (Fonte: ASSCOM – APPA)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram