JornalCana

Paraná registra em 2007 o melhor desempenho da indústria em duas décadas

O faturamento da indústria paranaense cresceu 5,42% em agosto em comparação a julho e 11,12% no acumulado do ano – de janeiro a agosto – comparado com o mesmo período de 2006. Os dados são do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e constam da pesquisa Indicadores Conjunturais divulgada nesta quarta-feira (03). “O crescimento das vendas industriais continua tendo como grande impulsionador o desempenho da agroindústria”, informa Maurílio Schmitt, coordenador do Departamento Econômico da Fiep. “Com este resultado, mostra-se correta a previsão de 2007 se tornar o melhor ano das vendas industriais, ultrapassando o de 2002, que detém até hoje o melhor desempenho da série histórica iniciada em 1986”, destaca Schmitt.

O resultado do último mês repete o bom desempenho do setor industrial verificado nos meses de agosto em anos anteriores, reflexo do aquecimento da atividade industrial típica no período de julho a outubro. No acumulado do ano, o aumento das vendas é de 11,12% em comparação aos oito primeiros meses de 2006. De acordo com a pesquisa da Fiep, a boa performance do mês de agosto reflete o desempenho positivo de 14 dos 18 gêneros pesquisados.

A expressiva safra 2006/2007, as boas perspectivas para a próxima safra e o não aparecimento de problemas fitossanitários garantiram mais matéria-prima para a indústria de Produtos Alimentícios e Bebidas, que aumentou suas vendas nestes primeiros oito meses do ano em relação a igual período de 2006 em 17,34%, e a de Petróleo e Produção de Álcool, com crescimento de 4,07%. Outro fator, segundo o economista da Fiep, é o aumento da oferta de crédito para aquisição de veículos que impulsionou as vendas do gênero Fabricação e Montagem de Veículos Automotores, com alta de 21,23%.

Estes três setores – Produtos Alimentícios e Bebidas, Petróleo e Produção de Álcool e Fabricação e Montagem de Veículos Automotores, contribuíram, respectivamente, com 6,43%, 0,50% e 2,38%. Somados, representam 9,31% pontos percentuais dos 11,12% da expansão registrada por toda a Indústria de Transformação paranaense nos primeiros oito meses do ano.

O gênero industrial Máquinas e Equipamentos continua expandindo suas vendas, registrando taxa de aumento nestes oito meses de 23,49%; contribuindo, então, com 0,69% dos 11,12% acumulados no período. Segundo a pesquisa da Fiep, esta expansão tem dois grupos de produtos com grande participação relativa: o de máquinas agrícolas (impulsionado pela boa fase da agricultura) e a linha branca (geladeira, fogão, etc.), que se beneficia pelo aumento do crédito pessoal. Os demais produtos são destinados à área produtiva dos mais diversos gêneros da indústria.

Tiveram queda nas vendas no mês de agosto apenas os gêneros Fabricação e Montagem de Veículos Automotores (-17,01%), Impressão, Edição e Reprodução de Gravações (-14,59%); Metalúrgica Básica (- 8,60%) e Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (-2,66%). Dentre os três gêneros de maior participação relativa na indústria paranaense, dois evoluíram positivamente: Petróleo e Produção de Álcool (+11,18%) apresentou aumento em razão da evolução da produção de álcool; e Produtos Alimentícios e Bebidas (+7,13%), devido à boa safra agrícola.

Os gêneros que apresentaram os maiores aumentos no mês foram: Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+28,96%), em função da recuperação das vendas após queda em julho de 14,18%; Artigos de Borracha e Plásticos (+25,66%) – com a recuperação do setor de embalagens; e Produtos Químicos (+23,95%) – em função do aumento de vendas de adubos e fertilizantes. Em relação ao destino das vendas em agosto, verifica-se aumento de 9,55% nas vendas dentro do Paraná, crescimento de 2,76% nas vendas para outros estados brasileiros e de 2,51% nas exportações.

No acumulado dos oito meses do ano em relação ao mesmo período de 2006 os três gêneros com maior expansão foram Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios(+23,85%), Máquinas e Equipamentos (+23,49%) e Fabricação e Montagem de Veículos Automotores (+21,23%). Por outro lado, nesta base de comparação, os gêneros com maiores reduções foram: Material Eletrônico e de Comunicações (-40,84%), Produtos Têxteis (-25,66%) e Impressão, Edição e Reprodução de Gravações (-24,61%).

Com informações da assessoria de imprensa da Fiep

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram