JornalCana

Paraíba terá geração de bioenergia a partir da vinhaça da cana-de açúcar

O projeto é uma parceira do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Álcool Etanol na Paraíba, Cetrel S/A e Japungu Agroindustrial e tem como objetivo aperfeiçoar o processo, já desenvolvido pela Cetrel, para produção de biogás e geração de energia elétrica a partir da vinhaça da cana. A inauguração da planta piloto será realizada na Japungu Agroindustrial, as 10h30, no município de Santa Rita.

Durante funcionamento da planta de bioenergia serão realizados testes operacionais para avaliar possíveis mudanças decorrentes da qualidade da vinhaça da cana e das variáveis do processo, como volume e densidade do material usado, além de avaliar alternativas para otimização do projeto do reator que gerará energia. Além da planta na Japungu Agroindustrial, a Cetrel mantém projeto de outra u nidade, em escala industrial, que deverá entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano em Pernambuco.

A parceria entre Cetrel S/A e o Sindicato das Indústrias de Fabricação de Álcool Etanol na Paraíba começou em 2008, quando a empresa submeteu projeto à Finep, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, para execução do Projeto de Desenvolvimento de Processos Biológicos e Termoquímicos para o Aproveitamento Energético da Palha, Vinhoto e Bagaço de Cana. O projeto prevê a estruturação de rotas para o aproveitamento energético do vinhoto, da palha da cana e reuso da água.

Para o presidente executivo do Sindalcool, Edmundo Barbosa, a execução do projeto também visa incentivar e valorizar a inovação entre as empresas associadas. Para ele, empresas que investem em inovação aumentam as chances de se tornarem mais competitivas e de participar, com êxito, dos mercados. “Por isso a inovação se tornou um dos mantras das sociedades contemporâneas, crescentemente invocado como instrumento capaz de promover a prosperidade de empresas, regiões e nações”, afirmou.

Ele disse ainda que o aproveitamento de todo o potencial da cana-de-açúcar sempre foi buscado pelas empresas associadas, “produzir etanol de segunda geração com o aproveitamento da palha e bagaço é uma de nossas metas, estamos nesta corrida tecnológica para aumentar a produtividade e a produção do etanol aqui na Paraíba”.

Com o forte apoio da Finep, a Cetrel tem avançado no emprego de tecnologias sustentáveis. Somente em seu programa de Bioenergia, a empresa prevê um investimento total de cerca de R$ 7 milhões. No ano de 2010 a Cetrel firmou parcerias com outras empresas do setor sucroenergético em estados do Nordeste, fornecedores e empresas de engenharia para o desenvolvimento de projetos que contemplem plantas piloto de bioenergia, a partir da vinhaça e do bagaço da cana, e a unidade industrial

Sobre a Cetrel S/A – A Cetrel é responsável pelo equilíbrio ambiental do maior complexo industrial do hemisfério sul, o Pólo Industrial de Camaçari, oferecendo soluções nas áreas de tratamento de efluentes e resíduos, aproveitamento energético, inovação em materiais e monitoramento ambiental. www.cetrel.com.br. A Cetrel atua de maneira sistêmica, agindo desde a fase de produção até o pós-consumo, com o objetivo de maximizar os processos, tornando-os mais limpos, ou seja, com menor geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Além disso, são desenvolvidas soluções customizadas para a valorização e a transformação desses resíduos em matérias primas para novos processos ou para retornarem à cadeia produtiva.

Sobre a Japungu Agroindustrial S/A – A Japungu Agroindustrial, está sediada em Santa Rita, Paraíba. Fundada em 1980, a empresa produz etanol, açúcar e bioeletricidade, mantém acordos com as principais distribuidoras de combustíveis, é indústrias de alimentos e bebidas e redes de supermercados. A Japungu Agroindustrial empr ega 3.500 trabalhadores por ano, tem programas de integração para os trabalhadores no início da safra e ao final, sendo conhecida como boa empresa para trabalhar e lembrada pelo espetáculo de teatro que oferece aos trabalhadores e suas famílias, no qual se destacam os valores morais e éticos, nutrição, saúde ocupacional.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram