Mercado

Paraíba espera crescimento de 5% na safra 2003/04

Terceiro maior produtor nordestino de cana-de-açúcar, o Estado da Paraíba espera uma safra ligeiramente superior que a registrada no período 2002/2003. De acordo com o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Moraes, o Estado deverá colher cerca de 5 milhões de toneladas de cana.

“Com cerca de 80% da safra colhida estamos trabalhando com a perspectiva de um ligeiro crescimento, algo em torno de 5% quando em comparação a safra passada. A nossa expectativa é de que a safra 2003/2004 chegue a cerca de 5 milhões de toneladas”, diz Moraes.

Segundo ele, o aumento da produção física, contudo, não deverá ter um impacto direto sobre a rentabilidade dos cerca de 700 fornecedores de cana estaduais. “Os preços estão menores que na última safra. Já chegamos a registrar a comercialização da tonelada de cana por pouco mais de R$ 26,00. Agora este valor está em torno de R$ 27,80 por tonelada. Os preços estão em queda tanto no mercado interno como externo e isto deverá ter um reflexo direto sobre o produtor”, avalia.

Banner Revistas Mobile