JornalCana

Paraíba conhece Projeto de Integração das Bacias Litorâneas

Produtores ligados à Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) e integrantes da sociedade civil participaram na manhã desta terça-feira (3), na sede da entidade, da primeira apresentação pública do Projeto de Integração das Bacias Litorâneas do Estado da Paraíba.

A explanação foi realizada pelo diretor da Arco Projeto e da RCA, George Cunha. As empresas são responsáveis pela elaboração do Projeto de Integração. Na oportunidade, Cunha destacou que o projeto consiste em aproveitar as águas disponibilizadas à Paraíba, através da Transposição do Rio São Francisco, dando assim uma garantia hídrica a todas as bacias litorâneas paraibanas.

Os rios Paraíba, Gurien, São Salvador, Mari, Mamanguape e Camaratuba integram as bacias do projeto, contempladas com as águas da transposição. “Esse mesmo projeto que está sendo viabilizado pelo Governo do Estado, através das secretarias de Planejamento, Infra-Estrutura e Agricultura, já foi anteriormente apresentado ao Ministro da Integração Nacional, a fim de que o mesmo seja futuramente inserido no Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Lula”, disse Cunha.

Na oportunidade, o gestor ambiental e assessor de gabinete da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado, João Ferreira Filho, disse que o projeto abrirá uma fronteira agrícola de cerca de 16 mil hectares em uma região que improdutiva, por falta de água. “Isso também gerará uma média de 30 mil empregos diretos no campo, através do desenvolvimento de culturas como abacaxi, cana-de-açúcar, mandioca, entre outras”, disse João.

“Será uma oportunidade de reconduzirmos ao cenário econômico todas essas localidades que estavam impossibilitadas de produzir e que serão contempladas com o projeto, pois elas em outros anos já fizeram parte desse celeiro produtivo no Estado, a exemplo do abacaxi e da cana-de-açúcar e, dessa forma, poderão ter condições de desenvolver todo esse potencial com esse suporte hídrico”, disse o secretário-executivo estadual da Agricultura da Paraíba, José Inácio de Morais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram