JornalCana

Paraguai é o principal exportador de açúcar orgânico da América Latina

Wellington Bernardes, da Redação

ParaguaiO Paraguai, que faz divisa com dois importantes Estados agrícolas brasileiros – Paraná e Mato Grosso do Sul, é o principal exportador de açúcar orgânico da América Latina, com selo de comércio justo no continente, o Fair Trade. O país é 4º maior exportador do produto no mundo. O açúcar orgânico paraguaio é consumido em mais de 19 países e tem produção superior a 21 mil toneladas, números grandiosos para um país com apenas 6,7 milhões de habitantes, no qual 38% da população está localizada em áreas rurais. O desenvolvimento da cultura orgânica canavieira atrelada ao cooperativismo foi graças ao trabalho da ONG global ACDI/Voca, especializada no fortalecimento de cooperativas e no desenvolvimento de produtores locais. Com a atuação da ONG na região, foi possível aprimorar a Manduvira, cooperativa de produtores de açúcar orgânico. Inicialmente a cooperativa paraguaia contava com 300 produtores, hoje são mais de 1750 agricultores, e a expectativa é continuar a atrair mais agricultores para o sistema orgânico com o selo Fair Trade.

fairO selo Fair Trade atua de maneira holística no desenvolvimento sustentável. Não basta a produção ser orgânica, é necessário que o desenvolvimento da agricultura respeite a população local e seus hábitos. Deve haver um comprometimento entre agricultores e comunidade, para que a agricultura se desenvolva em harmonia, respeitando seus trabalhadores e filhos. Para assim criar redes comerciais, baseadas no respeito aos agricultores e a seus consumidores finais, comprometidos não apenas com produtos de qualidade ambiental e nutricional, mas também com responsabilidade social. Assim, cultura canavieira orgânica atrelada às boas práticas dos comércio justo, possibilitou melhoria na qualidade de vida de vários agricultores paraguaios, que agora são referência na produção orgânica de açúcar.

 Brasil e o açúcar

No mundo, 123 países produzem açúcar comum no mundo, sendo que 70% da produção é destinada ao mercado interno. O Brasil continua como líder mundial na produção de açúcar, na safra passada produziu mais de 40 mil toneladas do produto, que representa 22% da produção mundial, além de responder por 44% das exportações do açúcar comum no mundo. Mesmo com esse importante papel no mercado açucareiro, inclusive como maior consumidor per capita – aproximadamente 55 kg por ano, o país ainda não possui representatividade na forma orgânica. O  país ainda carece de produção em larga escala da versão orgânica, apenas quatro usinas nacionais adotam o sistema orgânico em seus canaviais para obtenção do produto, sendo que a maioria é destinada ao mercado interno.

Produção mundial

A última apuração sobre a produção mundial de açúcar orgânico, em 2011, revelou que 185 mil toneladas do produto foram vendidas. O maior produtor mundial é Belize, localizado na costa nordeste da América Central, com produção de 69 mil toneladas. As ilhas Fiji, localizadas na Oceania possuem a segunda maior produção, com aproximadamente 41 mil toneladas. A República da Zâmbia, localizada na África austral, detém a terceira maior produção, com 30 mil toneladas. O Paraguai, país na América Latina com maior representatividade, possui produção de aproximadamente 21 mil toneladas, o continente latino possui o maior número de produtores de cana de açúcar sob o sistema orgânico do mundo, com 21.000 agricultores, a maioria localizada no Paraguai. Esse é um forte argumento que sustenta as expectativas de crescimento da produção desse açúcar no país. No continente africano existem 10,100 agricultores e a Oceania possui 6,000.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram