JornalCana

Para substituir 10% da gasolina no mundo, plantação de cana no país deve subir 400%

Para substituir 10% da gasolina consumida no mundo por etanol brasileiro até 2025, o país terá que multiplicar por cinco a atual área plantada destinada à cana-de-açúcar.

Essa é uma das avaliações do Projeto Etanol, uma parceria do Nipe (Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético) da Unicamp com o Ministério de Ciência e Tecnologia para estudar cenários da produção de álcool etílico no Brasil num prazo de 20 anos -o projeto começou em 2005.

Seria necessário investimento anual de R$ 20 bilhões, que viria essencialmente do setor privado, embora o BNDES também possa financiar. O retorno viria nos últimos sete ou oito anos desse período.

Apesar do aumento da área plantada de cana dos atuais 5,6 milhões a 6 milhões de hectares para 30 milhões de hectares até 2025, não seria necessária a utilização de áreas florestais.

“Para viabilizar a substituição de 10% da gasolina por etanol brasileiro, seria necessário ocupar menos de 10% da área agricultável do Brasil com cana-de-açúcar”, afirmou ontem Rogério Cezar de Cerqueira Leite, coordenador do Projeto Etanol, professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Editorial da Folha.

Ele apresentou o projeto a membros do conselho de tecnologia e competitividade da Fiesp, em São Paulo.

O cenário para substituir 10% prevê que o volume exportado de etanol salte dos atuais 2,8 bilhões de litros para até 200 bilhões de litros nesse período, por meio da maior área plantada, da construção de usinas, da melhoria da infra-estrutura e do desenvolvimento de novas tecnologias.

Cerqueira Leite ressaltou que novos processos de hidrólise, que permitam, por exemplo, utilizar o bagaço da cana e aumentar a eficiência na produção do combustível, tendem a ser tornar comercialmente viáveis em até 15 anos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram