JornalCana

Para revista, álcool vai criar 600 milhões de famintos

“Como os biocombustíveis podem matar os pobres de fome” será a principal reportagem da próxima edição da influente revista Foreign Affairs, que estará nas bancas em junho. Segundo seus autores, a alta demanda por etanol, que vai elevar os preços dos alimentos, pode criar 600 milhões de “cronicamente famintos” até 2025. A reportagem é uma crítica à chamada “bolha do etanol”, principalmente ao combustível produzido a partir do milho, e faz eco às críticas do presidente cubano Fidel Castro e do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Segundo os autores C. Ford Runge e Benjamin Senauer, professores da Universidade de Minnesota, a alta demanda por milho nos EUA está inflacionando o preço do milho e de vários outros grãos no país e no mundo.

“O enorme volume de milho exigido pela indústria do etanol está causando um choque no sistema de produção de alimentos”, dizem os autores. Em março deste ano, o preço do milho futuro chegou a US$ 4,38 por bushel, o nível mais alto em 10 anos. Os preços do trigo e do arroz também subiram, porque os agricultores estão aumentando a área plantada de milho e reduzindo a de outras culturas. Preços de carne de boi, frango, porco e ovos já estão subindo, por causa do encarecimento do milho, parte da ração dos animais.

No México, no fim de 2006, o preço da tortilla havia dobrado por causa da alta do milho americano – os mexicanos importam 80% de seu milho dos EUA.

Para encher o tanque de 94 litros de um utilitário esportivo com etanol puro, são necessários 205 quilos de milho – o que contém calorias suficientes para alimentar uma pessoa por um ano.

O artigo critica também os subsídios dados ao milho nos EUA – US$ 9,5 bilhões – e a pouca eficiência energética do etanol de milho.

Para reverter a tendência, os autores afirmam que os EUA precisam diversificar os produtos a partir dos quais produzem etanol e investir em economia de energia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram