JornalCana

Para mudar resultados é preciso mudar os métodos

Na mais recente reunião do Grupo Fitotécnico, realizada em 9 de abril, em Ribeirão Preto, SP, Marcos Landell, pesquisador do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), apontou que parte do caminho para a retomada do crescimento na produção agrícola do setor é a adoção de novas variedades de cana-de-açúcar. “Temos informações que algumas das novas variedades têm potencial produtivo acima de 11% em relação ao grupo varietal usado atualmente. Quanto mais rápido entrarem no mercado, melhor será o resultado”, afirmou.

Na ocasião, mais de 100 pessoas estiveram presentes e puderam acompanhar o debate sobre a produção de mudas de cana-de-açúcar. Entre outros pontos, foi apresentado o trabalho realizado pelo IAC, denominado M.P.B — Mudas Pré-Brotadas.

A tecnologia é capaz de realizar uma mudança na forma de produção de mudas, substituindo a distribuição de colmos como semente pelo novo sistema. “A baixa na produtividade vivida nos últimos ciclos, se deve, entre outros pontos, ao uso excessivo de mudas, que brotam diversas gemas, que brigam por água, luz e nutrientes. Isso afeta a produtividade da cana de primeiro corte”, explicou Marcos Landell.

A matéria completa você acompanha na edição 232 do JornalCana.

img6474

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram