JornalCana

Para ex-ministro, Agricultura precisa resolver gargalos

Para assumir posição de destaque numa estratégia global de segurança alimentar, o Brasil precisa resolver quatro grandes gargalos para a agropecuária nacional, na visão do coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. O mais importante gargalo é institucional, relacionado ao fato de o Ministério da Agricultura não ter ingerência sobre todos os gargalos do setor.

´O ministério tem técnicos muito bons para desenvolver a política agrícola, mas os instrumentos não estão lá´, comentou nesta quinta-feira, 22, após palestra no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2013), no Rio.

Os outros gargalos são a deficiência da infraestrutura logística, o pouco acesso a mercados internacionais pela falta de acordos bilaterais e a falta de uma ´política de rendas´ mais robusta, com seguro rural mais abrangente.

Rodrigues comemorou o fato de o programa de concessões abrir um caminho para solucionar o gargalo logístico, mas lembrou que ´o problema é tirar o programa do papel´. ´É tamanha a demanda que a expectativa é terminar tudo apenas no fim da década´, completou.

O ex-ministro destacou ainda que a alta do dólar poderá ser benéfica para os exportadores agrícolas, compensando a queda nas cotações internacionais de commodities. No curto prazo, porém, Rodrigues lembrou o aumento dos custos. ´Cerca de 80% dos insumos são importados´, afirmou, citando defensivos agrícolas, máquinas e equipamentos e adubos como exemplos. Essa elevação tende a ser repassada para os preços internos dos alimentos, pressionando a inflação no curto prazo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram