Mercado

Para difundir etanol, países lançam fórum internacional na ONU

Para estimular a produção e o desenvolvimento de um mercado internacional para o etanol, Brasil, África do Sul, China, Estados Unidos, Índia e a Comissão Européia lançarão na sexta-feira o Fórum Internacional de Biocombustíveis, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo é criar um “mecanismo para estruturar o diálogo entre grandes produtores e consumidores, anunciou o Itamaraty numa nota divulgada nesta quarta-feira.

Segundo o comunicado, o surgimento de um mercado internacional ajudaria a tornar mais eficiente a produção e a distribuição do produto no mundo. Para isso, é necessário fortalecer a coordenação internacional e trabalhar em conjunto.

O fórum terá duração de um ano, e estão previstas reuniões periódicas para tratar dos temas considerados prioritários. Serão criados dois grupos de trabalho: um sobre intercâmbio de informações e outro sobre padrões e normas.

O fórum também deve trabalhar na organização de uma conferência internacional sobre biocombustíveis que será realizada no Brasil, em 2008.

Vários grupos em todo o mundo estão trabalhando, em diferentes esferas, públicas e privadas, para tentar estabelecer uma padronização e certificação do etanol.

Isso é visto pelo mercado como fundamental para a criação de um contrato futuro de etanol com liquidez para servir de referência e estimular o comércio internacional.

Banner Revistas Mobile