Indústria

Para contornar crise, Quênia importa 10 mil toneladas de açúcar da Uganda

Para contornar crise, Quênia importa 10 mil toneladas de açúcar da Uganda

Como medida preventiva para evitar aumento excessivo nos preços do açúcar no mercado interno, o Quênia importou 10 mil toneladas de açúcar da Uganda. A ação visa abastecer os baixos estoques da commodity no país, conforme afirmou o secretário de agricultura do país Felix Koskei. Para Koskei, o país só conseguirá recuperar volumes seguros de açúcar com auxílio de importações.

O país enfrenta um sério problema de abastecimento interno da commodity, a demanda diária do produto é próxima de 2 mil toneladas, em última catalogação realizada nesta quinta-feira, 30, os estoques registravam apenas 6,3 mil toneladas. Para o secretário, a falta de articulação política atrapalha o mercado. “Estamos com um sério déficit e nossos políticos não veem a real situação, que continuam a afirmar que temos níveis seguros para abastecer nossa demanda interna”, afirmou Koskei.

A indústria alimentícia local já percebe a crise, uma saca de 50kg do produto passou de 40,25 dólares a US$ 58,13. Autoridades locais relatam que o açúcar brasileiro que entra no Quênia possui preço muito inferior ao produzido internamente, afetando as usinas locais.

Há dois anos o setor de açúcar do Quênia sofre dificuldades para produzir, neste mesmo período as importações aumentaram consecutivamente.

Banner Revistas Mobile