O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari), José Fausto Tanganelli, vê como um grande incentivo para o setor a realização no Brasil da Bonsucro Global Week.
“Nós temos hoje uma cadeia inteira de produtividade com sustentabilidade. Então trazer a Bonsucro, aumenta ainda mais a visão das pessoas que buscam hoje produtos que tenham rastreabilidade. É um grande avanço e vai trazer cada vez mais incentivo para o nosso setor”, disse.
A Assobari conta com cerca de 200 associados que atuam numa área de aproximadamente 10 mil hectares. De acordo com Tanganelli, desde 2005 quando surgiu, a associação já trabalha essa questão da sustentabilidade.
LEIA MAIS > Hugo Cagno Filho é eleito Líder do Ano no MasterCana Brasil 2022
“O trabalho então foi se estruturando, com apoio do governo e da Embrapa, até que chegamos ao Bonsucro. Fizemos alguns ajustes para se adequar aos protocolos e em 2016 fomos a primeira associação a receber a certificação. Pouco tempo depois a Bonsucro criou uma plataforma independente das usinas e a gente pode vender créditos para um mercado aberto, trazendo esse benefício financeiro para os produtores”, explicou o presidente da Assobari.
LEIA MAIS > Francis Vernon Queen Neto da Raízen é o Executivo do Ano no MasterCana Brasil 2022
A entidade foi a primeira a negociar créditos de cana, em julho de 2020, quando comercializou 43.341 toneladas de cana.
“Desde então houve um grande avanço nessa questão de sustentabilidade, porque você hoje consegue realmente desenvolver de uma forma sustentável, que inclui os três pilares (social, financeiro e ambiental), ao mesmo tempo trazendo essa contribuição financeira para o produtor”, disse. Em junho deste ano, foram negociadas 89.131 toneladas.
A Bonsucro Global Week começou nesta segunda-feira, dia 17, em Ribeirão Preto – SP. Lívia Ignácio, gerente Brasil da Bonsucro, lembra que o evento está voltando ao Brasil após sete anos, e será o primeiro a ser realizado pela instituição nesse período pós pandemia. “Teremos diversos painéis, mesas redondas, onde serão tratadas questões ESG, novo padrão de certificação Bonsucro, entre vários outros temas relevantes para o setor”, disse Lívia.