JornalCana

Palocci diz ao “Financial Times” que projeto sobre BC sai até 2005

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, disse ao jornal britânico “Financial Times” que o governo apresentará até 2005 a proposta de concessão de autonomia para o Banco Central.

Segundo a reportagem que será publicada na edição de hoje, do correspondente do jornal no Brasil, Raymond Colitt (que ouviu Palocci em Brasília), “a iniciativa é parte de uma série de reformas que o governo esquerdista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará depois das eleições municipais de outubro. Outras medidas incluirão a desregulamentação das dispendiosas normas trabalhistas e a reforma do corrupto sistema sindical”.

“Estou me concentrando em medidas que preparem o Brasil institucionalmente para crescer por uma década ou mais, sem interrupções”, disse o ministro.

O jornal lembra que “a proposta de autonomia para o Banco Central foi abandonada no ano passado devido a críticas da linha dura do Partido dos Trabalhadores”.

A reportagem diz que “Palocci argumentou que a autonomia prática de que o banco já desfruta precisava ser institucionalizada. A proposta conferiria aos membros do conselho um mandato definido e autonomia para perseguir as metas de inflação determinadas pelo governo”.

“Evidentemente haverá controvérsia quanto à proposta. Mas estou determinado a implementar esse projeto”, disse Palocci, para quem as críticas diminuirão com os últimos dados de expansão.

O ministro afirmou ainda que “os investimentos prometidos até agora são suficientes para ampliar nossa capacidade de crescimento para a casa dos 5%”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram