JornalCana

Palha “protege” e ajuda a aumentar a presença da cigarrinha-da-raiz

A presença da palha nos canaviais e a qualidade das mudas estão entre os fatores responsáveis pelo aumento de algumas pragas nas lavouras de cana-de-açúcar. A que mais avançou nessas áreas em decorrência da colheita de cana crua é a cigarrinha-da-raiz (Mahanarva fimbriolata).

“A palha funciona como um abrigo para a cigarrinha. Além disso, ela solta uma espuma que a protege. Não há também a mortalidade pela ação do fogo”, observa Geraldo Papa, professor do Departamento de Fitossanidade da Faculdade de Engenharia da Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Ilha Solteira, SP.
O Sphenophorus levis – conhecido como bicudo da cana – também tem gerado preocupação. “Ele se aloja nos rizomas, nas touceiras e nos próprios toletes. Apesar de estar mais restrito à região de Piracicaba e de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, com o avanço da comercialização de mudas, de um lugar para outro, há uma tendência a que o Sphenophorus aumente sua área de ação”, avalia.

Leia matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram