JornalCana

Palha de cana pode ser aproveitada

Diversos pesquisadores brasileiros ligados ao setor de cana-de-açúcar participaram ontem do no Simbio (Simpósio sobre Biotecnologia na Cana-de-açúcar), realizado durante o Simtec 2006 (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira), que ocorre até amanhã em Piracicaba (SP).

Um dos principais temas foi a possibilidade de aumentar de forma expressiva a produção de álcool no País através do uso da palha de cana (pontas e folhas), que atualmente é queimada.

Para o gestor de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Jaime Finguerut, a produção de álcool no País poderia aumentar cerca de 30% dentro de três a cinco anos com o aproveitamento da palha da cana para a geração do combustível. Mas para que isso ocorra o País precisará primeiro investir em pesquisas e tecnologia que permitam produzir enzimas capazes de diluir com rapidez a palha da cana.

Em entrevista no evento, Finguerut afirmou que o País tem um enorme potencial para aumentar sua produção de álcool, pois também desenvolveu tecnologia para produzir o combustível através do bagaço da cana.

Engenheiro químico formado em 1974, com mestrado e doutorado em engenharia bioquímica na Escola Politécnica da USP, Finguerut enfatiza que a produção de álcool no Brasil precisa crescer aceleradamente para atender a demanda dos carros flex-fuel, da frota já existente de carros com motores a álcool e também para gerar excedentes para exportação, considerando a competitividade desse combustível renovável ante o petróleo.

Para a viabilização da nova tecnologia, os desafios principais são minimizar o uso de energia nas usinas para fazer sobrar mais bagaço; encontrar formas econômicas de trazer e usar a palha; e desenvolver um processo viável de pré-tratamento dessa parte da cana, de forma a minimizar a necessidade de uso da enzima que irá hidrolisá-la.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram