fbpx

Palha da cana possui alto poder calorífero

A palha de cana possui maior poder calorífero do que o bagaço. Esta foi a conclusão de José Ieda Neto, gerente industrial da usina São João de Araras, durante a reunião do Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro, que aconteceu ontem em Ribeirão Preto (SP).

O especialista discutiu com o grupo os desafios da colheita, processamento da palha de cana e seu aproveitamento para fins energéticos. “Quando queimamos a palha na indústria, diminui automaticamente o consumo na caldeira. Além disso temos que tirar isso do campo”, diz.

Um dos participantes da reunião perguntou se a mesmo custo energético, Neto preferia a palha ou o bagaço, e o gerente respondeu que ficaria com a palha.

O segundo assunto discutido na reunião foi a “Estação de Limpeza de Cana à Seco” instalada na usina Cidade Gaúcha do Paraná. Valter Biscalchin da Procem (Piracicaba) que desenvolvolveu a estação junto com a Techpetersen e José Paulo Pascoal – Usina Cidade Gaúcha (Paraná) explicaram as facilidades e vantagens do projeto.

O evento recebeu cerca de 70 pessoas, em sua maioria técnicos da área industrial.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X