JornalCana

Palestras do Simtec 2006 apontarão os novos rumos do setor sucroalcooleiro do país

A cidade de Piracicaba (SP) sediaráentre os dias 18 e 21 de julho a quarta edição do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira). Além da exposição de equipamentos e de produtos para este setor da economia, o evento – como de costume – contará com uma série de palestras técnicas ministradas pelas maiores autoridades brasileiras e estrangeiras do setor sucroalcooleiro.

Com temas mais abrangentes e determinantes do que nunca, o Simtec 2006 abordará, entre outros, assuntos relacionados às vantagens e possibilidades do uso de cana transgênica no Brasil; bem como dados referentes às conquistas tecnológicas e as condições econômicas para a produção de biocombustível em escala industrial no país.

Contando entre os palestrantes com autoridades do governo, mestres de universidades e representantes das principais indústrias do setor, além de especialistas vindos de outros países, o Simtec espera atrair nesta edição 20 mil visitantes, sendo que cerca de três mil pessoas deverão participar das palestras, um número 50% superior ao do ano passado.

Uma das razões para o aumento da expectativa de público nas palestras deve-se ao fato do Simtec sediar pela primeira vez o Símbio (Simpósio sobre Biotecnologia na Cana-de-açúcar, que chega à sua segunda edição), organizado pela Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq). A proposta é aproveitar a realização do Simtec para divulgar pesquisas relacionadas ao aproveitamento da biomassa no processamento de biocombustíveis como fontes de energia limpa, renovável e sustentável.

Veja abaixo a programação de palestras do Simtec e do Simbio 2006

Dia 18 de Julho

15h. Abertura – Paulo Skaf – Presidente da FIESP

16h. Frente parlamentar dos Biocombustíveis – Deputado Federal Antonio Carlos de Mendes Thame

Presidente da AMCESP

17:30 Alternativa para produção de Biodiesel em pequena e média escala

Weber do Amaral – Pólo Nacional de Biocombustível

18h. DRD – Dedini Refinado Direto – José Luiz Olivério – DEDINI

19h. Transformação do Álcool em Commodity

Luis Carlos Correa Carvalho

Presidente da Câmara Setorial do Açucar e do Álcool – MAPA

20h. Uso do geoprocessamento no monitoramento da cultura de cana-de-açúcar

Fernando Aparecido Benvenuti – Cosan

Dia 19 de Julho

14:15h ABERTURA: SIMBIO

TEMA I – Obtenção de álcool do bagaço e da palha da cana-de-açúcar através do processo de Hidrólise.

15h00 Palestra 1: “O Projeto Bioethanol” – Dra. Silvia Azucena Nebra, Profa. Colaboradora do NIPE – Núcleo Inter-disciplinar de Planejamento de Energia – UNICAMP.

15h30 Palestra 2 “Vantagens e desvantagens da integração da Hidrólise Enzimática nas usinas com a produção de açúcar, álcool e bioeletricidade e a disponibilidade do potencial de biomassa no setor sucroalcooleiro” – Jaime Finguerut, Gestor de P&D do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira.

16h00 Palestra 3: “Hidrólise enzimática de ligno-celulósicos” – Guillhermo Coward-Kelly, Cientista da NOVOZYMES.

16h30 Palestra 4: “A produção de celulases (enzimas) no Projeto Bioethanol”- Profª. Dra. Elba E. S. Bon – Instituto de Química da UFRJ.

18h Palestra 4: “O processo de hidrólise do bagaço da cana para a obtenção do ethanol através de Hidrólise Ácida Rápida (DHR)” – Prof. Dr. Carlos Eduardo Vaz Rossell, Pesquisador Associado do NIPE – Núcleo Inter-disciplinar de Planejamento de Energia – UNICAMP.

19h. Concentração de Vinhaça e processo Splitfeed – Adler Gomes Moura DEDINI

DIA 20 de julho

TEMA II – Quando teremos a cana transgênica?

15h Palestra 8: “A nova legislação de Biossegurança brasileira e possíveis impactos para a biotecnologia de cana-de-açúcar” – Dra. Leila Oda – Presidenta da ANBio.

15h30 Palestra 9: “Iremos ter a cana transgênica ou não? Os trâmites da regulação do produto na lei” – Prof. Ms. Jairon Alcir Santos do Nascimento, Doutorando em Geociências e Meio Ambiente pela Unesp e Secretário Executivo da CTNBio.

16h Palestra 10: “Análise de risco ambiental da inibição do florescimento na cana e diversas modalidades de cana-de-açúcar transgênica”. Prof. Dr. Robinson A. Pitelli – UNESP / PROTERRA.

17h30 Palestra 11: “Avanços do Projeto Genoma SUCEST-FUN: indentificando os genes de interesse biotecnológico” – Drª. Gláucia Souza, Coordenadora Geral do Projeto SUCEST e Profª Associada do Instituto de Química da USP.

18h Palestra 12: “Os benefícios que o Programa de Biotecnologia do CTC podem trazer a cultura da cana-de-açúcar” – Dr. Eugênio César Ulian, Gestor de Tecnologia responsável pelo Programa de Biotecnologia do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira.

18h30 Palestra 13: “Os resultados obtidos pela Alellyx/Canavialis nos estudos com a cana transgênica” – Dr. Jesus Ferro, Pesquisador da Alellyx/Canavialis.

19h Palestra 14: ” O desenvolvimento de cana-de-açúcar geneticamente modificada pela Embrapa” – Dr. Eduardo Romano – Recursos Genéticos e Biotecnologia da EMBRAPA.

19h50 “Perspectivas de comercialização” – Mesa redonda com o Comitê, Palestrantes e o Público.

DIA 21 de julho

15h. Avaliação do Ciclo de Vida e Custeio aplicados ao uso de inox em Evaporadores para Usinas de Açúcar – Lino Jose dos Santos – Food Intelligence

16h. Pérolas da Fermentação – Levaduras selecionadas – Henrique Vianna de Amorim – Fermentec.

17h. Co-geração – uma realidade na Cosan – Carla Maia Brandão – Cosan

17:40 Arquétipo dos Biocombustíveis – Deputado Federal João Herrmann Neto

18:20 A visão da Transpetro na evolução do etanol no Brasil e no mundo e os sistemas logísticos necessários à sua movimentação – Sérgio Machado – Presidente da Transpetro

19:15 Um caso de integração de usina de biodiesel com usina de açúcar e álcool – Gualter Barbosa – Dedini Indústrias de Base

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES.

* Ficha técnica Simtec 2006

Evento: Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira

Local: Engenho Central – Piracicaba – SP

Site oficial: www.simtec.com.br

Telefone de contato: (19) 34.17.8604

Data: 18 a 21 de julho de 2006, das 14h às 21 horas.

Foco: Setor sucroalcooleiro, fornecedores de serviços, fornecedores de insumos industriais e agrícolas, fabricantes de equipamentos industriais de plantio, colheita e industrialização da cana-de-açúcar, álcool, açúcar e biodiesel.

Público-alvo: Industriais e agricultores do setor sucroalcooleiro e outros que utilizam as máquinas e equipamentos relacionados ao setor; pesquisadores; empresários, consultores, entre outros.

Realização:

* Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras)

* Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo)

* Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)

* Ciesp/Regional Piracicaba

* Prefeitura Municipal de Piracicaba

Organização: MVM Promoções e Eventos

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram