JornalCana

Palestra finaliza programa sobre gestão empresarial na agricultura

Com a realização de uma palestra no dia 26 de maio na Cooperativa dos Plantadores de Cana de Piracicaba (Coplacana), foi finalizado um trabalho de gestão empresarial em trinta propriedades rurais de pequenos e médios fornecedores de cana da macrorregião de Piracicaba, SP. O trabalho – inédito no setor – é fruto da parceria entre o Departamento de Ciências Exatas da Esalq-USP (Bentevi), Coplacana, SAI/Sebrae e o Instituto de Desenvolvimento da Gestão Empresarial no Agronegócio (IgeAgro).

Ao todo, 30 propriedades rurais foram acompanhadas pelo projeto durante a safra 2005/06, onde se desenvolveram as seguintes atividades: diagnóstico das propriedades, planejamento estratégico nas propriedades, cursos de capacitação em gestão, implementação de mecanismos, gestão da informação, interpretação e análises de resultados, discussão em grupo dos resultados, identificação de oportunidades de pesquisa e encaminhamento de pesquisas.

A partir de visitas mensais, foi possível gerar relatórios com os principais indicadores da safra, possibilitando comparar o desempenho de cada produtor com a média regional por meio do uso da ferramenta do “benchmarking”. Com a elaboração de inúmeros gráficos, os produtores puderam avaliar seus desempenhos perante o grupo participante.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram