JornalCana

Países andinos preparam terreno para nova rodada da Alca

Os chanceleres e vice-ministros do Mercosul, da Comunidade Andina de Nações (CAN) e do Chile se reuniram ontem, em Buenos Aires, para discutir o próximo encontro da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) marcado para os dias 18 e 19 deste mês, em Puebla, no México. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, discutiu com seus colegas o processo de integração dos blocos e negociações comerciais internacionais.

O encontro é uma espécie de segunda edição de uma reunião similar realizada há um mês na mesma cidade em busca de avanços sobre a Alca. O debate para acertar as posições sobre o projeto foi intensificado depois de uma severa advertência do presidente da Argentina, Néstor Kirchner, sobre o bloco.

Os principais temas de discussão referem-se aos setores agrícola, de serviços e inversões. As discussões anteriores em Puebla fracassaram porque os Estados Unidos e seus aliados negaram-se a tratar da eliminação dos subsídios agrícolas reclamado pelo Mercosul. Este encontro acontece uma semana antes de outra importante reunião que será realizada também em Buenos Aires, entre autoridades do Mercosul, dos governos americano e canadense e da Comunidade do Caribe (CARICOM).

Ainda ontem, o ministro Celso Amorim viajou para Nova Delhi, na Índia, onde participará de reunião com os chanceleres da Índia e da África do Sul, até o próximo sábado. Eles vão analisar temas econômicos multilaterais, questões políticas e de segurança, e o programa de trabalho do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS). Celso Amorim será recebido em pelo primeiro-ministro da Índia. (Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram