JornalCana

País apresentará à OMC, até 6ª- feira, queixas contra Europa e EUA

O Brasil entregará, até sexta-feira, duas queixas à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as políticas protecionistas da União Européia (UE) e dos Estados Unidos no setor agrícola. Segundo diplomatas brasileiros, os documentos com a denúncia estão praticamente prontos e o País deve encaminhar pedido para a OMC intervir sobre os subsídios dados por Bruxelas aos produtores de açúcar e outro sobre a ajuda de Washington ao setor do algodão.

“Estamos apenas definindo os últimos detalhes”, garantiu o embaixador do Brasil na OMC, Luis Felipe Seixas Correa. Hoje e amanhã, o País tem audiência com árbitros da OMC para debater o protecionismo argentino e, concluídas essas reuniões, na quinta-feira deve ser iniciada a disputa contra a UE.

Na avaliação do Brasil, os subsídios de Bruxelas permitem que os europeus exportem 3,6 milhões de toneladas de açúcar por ano e, como conseqüência, o Brasil deixa de arrecadar quase US$ 1 bilhão com as vendas de açúcar ao mundo. No caso do algodão, o principal efeito dos subsídios americanos é a queda nos preços internacionais do produto, prejudicando os agricultores brasileiros. (O Estado de SP)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram