JornalCana

Opep vê queda na demanda por petróleo este ano e 2012

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) sugeriu hoje que alguns de seus membros podem reduzir a produção, no momento em que a economia global em desaceleração reduz a demanda por petróleo e as exportações da Líbia são retomadas mais rápido que o esperado.

A Opep projetou que a produção de petróleo líbia pode alcançar 1 milhão de barris por dia dentro de seis meses. Ao mesmo tempo, a entidade cortou sua previsão para a demanda por petróleo em 2011 e 2012, por causa da fraqueza da economia mundial. A organização afirma que o mundo deve precisar de 100 mil barris de petróleo a menos por dia, neste ano e no próximo, em comparação com uma previsão anterior da entidade.

“A percepção de mercado apertado e os temores de falta de oferta no quarto trimestre parecem estar se reduzindo”, afirmou a Opep em seu relatório mensal do mercado de petróleo. “É de importância crucial continuar a monitorar cuidadosamente a evolução do mercado de petróleo”, acrescentou o grupo.

A análise mostra como o momento no mercado de petróleo mudou, após importantes participantes fortalecerem suas produções, prevendo um salto no consumo de petróleo na segunda metade de 2011.

A produção de petróleo da Opep em agosto atingiu seu nível mais alto desde novembro de 2008. Porém o novo recorde de produção foi rapidamente seguido pela queda mais forte no preço médio de venda do produto em 15 meses, conforme os temores sobre o futuro da economia pesavam no mercado.

“A recuperação econômica mais fraca está tendo impacto negativo na demanda por petróleo”, com dados de importantes mercados, os EUA e a China, já vindo abaixo do esperado, segundo a Opep. “O estoque de petróleo requerido foi revisado para baixo no terceiro e quarto trimestres, em um momento em que a produção de petróleo da Opep continua a subir”, aponta a entidade. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram