JornalCana

Onda de frio desta semana será a mais intensa de 2022, até o momento

Canaviais devem sofrer com as intempéries climáticas

Uma nova massa de ar frio de origem polar se espalha sobre o país nesta semana, causando uma forte queda de temperatura no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, favorecendo a ocorrência de fortes chuvas , queda de neve e formação de geada.

Os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins e Bahia, devem sentir o ar frio, mas não tão intenso como nas demais regiões.

“No decorrer desta segunda-feira (16), um ciclone extratropical avança próximo ao litoral do Rio Grande do Sul intensificando ainda mais os ventos no sul e leste do estado. As rajadas de vento poderão ultrapassar os 100 km/h em algumas localidades do extremo sul do Rio Grande do Sul”, explica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirmando que a massa de ar frio continuará atuando em grande parte do Brasil até o final da semana.

Com relação à neve, o Inmet informa que existe a possibilidade de ocorrência durante a madrugada desta terça-feira, dia 17 de maio, nas Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto norte de Santa Catarina. Porém, a maior probabilidade é que o evento ocorra entre a noite do dia 17 e a manhã do dia 18/05 (quarta-feira) sobre os Planaltos Sul e Norte de Santa Catarina e também na Serra Gaúcha.

LEIA MAIS > Coaf começa distribuição de novas variedades de cana para cooperados

Segundo o Climatempo, a previsão para o mês todo de maio é de frio intenso especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste, que devem registrar geadas em lugares que não têm esse fenômeno todos os anos.

“Esta semana será uma situação excepcional. Temperaturas um pouco abaixo de 0°C são possíveis no Sul de Minas e entre 0°C e 5°C no interior paulista, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, além dos estados da Região Sul”, informa.

Celso Oliveira, agrometeorologista da Climatempo, alerta que várias culturas ficam vulneráveis com os eventos de geada previstos para esta semana. “De uma forma geral, milho safrinha, cana-de-açúcar, laranja, café e pastagens vão sentir o efeito da geada e das temperaturas muito baixas. O efeito mais danoso será sobre os hortifrutis”.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram