JornalCana

OMC 2 – EUA e UE resistem a discutir o etanol

O governo brasileiro exige que o etanol faça parte de uma solução final na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e chega a ameaçar abrir uma guerra nos tribunais internacionais. Mas os Estados Unidos se recusaram ontem a aceitar a redução de sua tarifa de importação e alertaram que esse não é o momento de tratar do assunto. A OMC iniciou oficialmente seu trabalhos para tentar concluir sete anos de negociações, em um clima de desconfianças e pessimismo.

O chanceler Celso Amorim, em seu primeiro encontro com os americanos, já deixou claro que o etanol terá de entrar em uma liberalização. O produto é o carro chefe da diplomacia comercial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e hoje faz parte de todas as iniciativas diplomáticas do País.

“A tarifa aplicada sobre o etanol nos Estados Unidos é um absurdo. Espero que haja inteligência suficiente para se evitar uma disputa e que o produto entre na agenda”, afirmou Amorim. Para o chanceler, a taxa de US$ 0,54 por galão é ilegal. “Queremos que o etanol também seja beneficiado pelo corte de tarifas”, disse.

Fontes da Casa Branca informaram ao Estado que Washington quer evitar, por enquanto, o debate, alegando que o tema tiraria o foco da Rodada Doha. “Esse não é o momento de trazer o tema para a mesa”, afirmou um negociador americano.

Já os europeus querem a criação de uma cota de importação para o etanol, como já vem anunciando há seis meses. “Se isso ocorrer, vamos pedir compensações altas”, afirmou Amorim.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram