JornalCana

Olhai para os campos!

Em agosto deste ano, a Esalq — Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, lançou o Sistema TempoCampo – Esalq. O principal objetivo é apresentar cenários de previsão dos efeitos do clima sobre a produtividade no campo e subsidiar ações dos produtores rurais.

Com o sistema, que é produto de diversos projetos de pesquisa, a área de modelagem agrícola e agrometeorologia da universidade tem sua primeira versão operacional disponibilizada na forma de uma ferramenta de apoio à decisão para o setor privado e instituições públicas.

O professor Fabio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas e coordenador do projeto, explica que se trata de uma robusta infraestrutura computacional e modelos calibrados para as condições brasileiras permitem antever com boa acurácia o efeito do clima sobre o desempenho das culturas ao longo da safra, buscando contribuir para reduzir a incerteza do mercado e subsidiar as ações dos produtores.

Na primeira fase, estarão disponíveis dados para o cultivo de cana e o sistema atuará também com soja e milho. Para facilitar a leitura, o sistema apresenta o Coeficiente de Produtividade Climática — CPC, um indicador desenvolvido pelo professor Marin para representar o efeito do clima sobre o desempenho da cultura. Quando o CPC cai abaixo de um, a perspectiva é de que o clima da safra atual reduza a produtividade em relação à safra passada.

Leia matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram