JornalCana

OIA realiza 33ª Reunião na Guatemala

A 33ª Reunião da Organização Internacional do Açúcar (OIA), que será realizada de 26 a 28 de maio, em Antigua, Guatemala, terá como um dos temas principais a produção de etanol celulósico.

O assessor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Mapa, José Nilton de Souza Vieira, será um dos palestrantes e abordará os desafios e perspectivas para o etanol de segunda geração, além dos esforços de pesquisa que vêm sendo empreendidos pelo Brasil.

Segundo Vieira, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e instituições parceiras estudam novas fontes de biomassa ricas em celulose e o melhoramento genético das já conhecidas, como a própria cana-de-açúcar.

As pesquisas também envolvem a seleção de microorganismos capazes de produzir enzimas para a quebra das moléculas de celulose, possibilitando a sua fermentação alcoólica.

O assessor do Mapa afirma que o tema etanol passou a fazer parte dos assuntos discutidos pelos mais de 80 países membros da OIA, depois que o Brasil ampliou significativamente suas exportações de açúcar, a partir de 2002.

“Na ocasião, os integrantes da OIA encararam o fato como prejudicial aos demais produtores de açúcar. Porém, as autoridades brasileiras argumentaram que o País se tornou competitivo pela diversificação da indústria açucareira, possível a qualquer país que tenha a cana-de-açúcar como matéria-prima. O Brasil como detentor de tecnologia de ponta para produção de etanol colocou-se à disposição para colaborar com estes países”, disse.

Também estarão na pauta da reunião, a cogeração de energia elétrica e a produção sustentável do etanol, especialmente com foco no desafio de promover, conjuntamente, a segurança alimentar e a segurança energética. Durante o evento, os participantes ainda vão definir os novos temas de estudo a serem apresentados pela organização no próximo encontro, em novembro, na sede da entidade, em Londres.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram