JornalCana

OIA: excedente global de açúcar deve ficar em 9,1 mi de toneladas

A Organização Internacional do Açúcar (OIA) aumentou sua projeção para o excedente global de açúcar em 2006/07 para 9,1 milhões de toneladas. No relatório mensal divulgado ontem, a OIA havia estimado o excedente em aproximadamente 9 milhões de toneladas. Em 2006/07, o consumo mundial deve crescer 2,4%. “Um excedente de produção recorde sobre o consumo deixa poucas esperanças para preços mais altos”, disse a OIA em seu relatório trimestral.

Após a terceira revisão do balanço entre oferta e demanda de açúcar em 2006/07, a disponibilidade mundial para exportação ainda deve ultrapassar a demanda por importação em cerca de 3,2 milhões de toneladas. A organização revisou para cima sua projeção para a produção mundial em 2006/07 em 2,418 milhões de toneladas, para o recorde de 162,621 milhões de toneladas de açúcar demerara. O consumo global pode avançar 2,4%. O uso mundial este ano deve alcançar 153,506 milhões de toneladas.

Para evitar um aumento maior dos estoques, a produção mundial em 2007/08 teria que ser reduzida em aproximadamente 6 milhões de toneladas, disse a OIA, mas é pouco provável que isso ocorra. A OIA prevê um excedente nas duas próximas temporadas, apesar de um crescimento no consumo.

Produtores de Austrália, Brasil, China, Índia e Rússia já indicaram um crescimento na produção em 2007/08 apesar de uma queda considerável nos preços mundiais em meados de 2006, segundo a organização.

“Olhando adiante, o ciclo 2008/09 pode ser o quarto ano de excedente estrutural.” A organização acrescentou que, em termos de fundamentos, o mercado continua com excesso de oferta e deve permanecer fraco. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram