JornalCana

Oferta reduzida de álcool no mercado interno

O setor sucroalcooleiro vive um momento delicado com a proximidade de finalização da moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, principal região produtora do País. A oferta reduzida de álcool manteve os preços em alta na semana passada, informa o relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O litro do álcool anidro registrou aumento de 7,46% na semana encerrada dia 25 de outubro, cotado a R$ 0,70682 (sem impostos), em relação à semana anterior. O hidratado, cotado a R$ 0,62614 o litro, apresentou aumento de 11,2% no mesmo período.

Dados da Datagro mostram que os estoques de passagem de álcool combustível serão apertados na entressafra, mas não existe o risco de desabastecimento. O volume de um bilhão de litros de álcool estocados nesta safra para exportação poderá ser desviado para o mercado interno, se for preciso, de acordo com o contrato firmado com as usinas. A Coimex é responsável por 70% da comercialização, segundo Clayton Miranda, diretor da trading. Estimativas da consultoria apontam para uma produção de álcool na safra 2002/03 da ordem de 12,63 bilhões de litros, dos quais 11,102 bilhões devem ser produzidos no Centro-Sul e 1,527 bilhão de litros no Norte/Nordeste.

De acordo com José Pessoa de Queiroz Bisneto, presidente do Grupo J. Pessoa, a recuperação dos preços do álcool deve ser repassada para o consumidor. No entanto, a proporção será a menor que o repasse da gasolina. Segundo ele, o preço do álcool deve se manter em 60% do cobrado pela gasolina na bomba.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram